Seja bem vindo! 

Eu sou Patrícia Henriques, Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp no ano de 2000. E há tempos escolhi a cerâmica como meio de trabalho e expressão.

Trabalhei um bom tempo com educação em museus e empresas, até que a cerâmica ganhou um espaço que era inegável para mim. E assim todos os dias ela faz parte do meu cotidiano. Há sempre o que aprender! Esse é o meu propósito: continuar a aprender com ela e com as pessoas a minha volta. 

Meus trabalhos sempre tiveram um apreço pela natureza, aliás acho que é algo nevrálgico da propria linguagem. Portanto, os florais, e os bichos estão comigo desde o início da minha estrada. 

E agora após anos de trabalho e encomendas com histórias lindas, cheias de afetos positivos, resolvo me comunicar melhor com vc e abrir esta lojinha. 

Ahhh, mas isso não impede de vc vir visitar o ateliê e ver tudo de perto! Caso queira conhecer o trabalho de perto, marque uma visita pelo whatsapp 11 994708693.

E para aqueles que gostam de uma biografia mais pontual, segue um resumo "sério" na sequência 😊.

************************"

Patrícia Henriques (1975), é paulistana e vive em São Paulo, formou-se Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp. Desde a graduação (1996), o tridimensional sempre foi sua predileção e a cerâmica ocupou esse espaço de preferência, aliado

às temática da fauna e flora, presentes em seu trabalho, bem como o uso da palavra em alguns objetos.

 

Durante os anos de graduação, trabalhou em diversos museus e instituições culturais em São Paulo, como educadora – Liceu de Artes e Ofícios, Pinacoteca do Estado, MASP, Mab-Faap, Itaú Cultural, Fundação Bienal e Galeria da Fiesp.

 

Atualmente, trabalha em seu ateliê de cerâmica, no qual se dedica à produção de peças utilitárias e objetos escultóricos. Periodicamente, realiza workshops, cujos temas – conjugados com o conhecimento técnico da cerâmica – transitam entre ancestralidade, comensalidade e história das artes.

 

Em 2016, ministrou aulas sobre a linguagem da cerâmica nas unidades do Sesc São Paulo e também participou do Festa – Festival do Aprender.

 

Elaborou um curso on-line para a plataforma da Eduk – Cerâmica Primeiros Passos (2018) E no mesmo ano, recebeu o prêmio aquisição “I Bienal de Artes”, pela Secretaria Municipal de Cultura de Taubaté.

 

Participou da equipe curatorial do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2019), pela Fundação Catarinense de Cultura.

 

Em 2020, foi contemplada com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Em 2023 recebeu o certificado de mérito artístico pelo 9° Luxembourg Art Price.